5º FÓRUM "20 ANOS DA BOLSA DE VALORES DE CABO VERDE, SA"

11/05/2018
A Bolsa de Valores de Cabo Verde, SA (BVC) realizou no dia 11 de maio de 2018, o 5º Fórum “20 Anos da Bolsa de Valores de Cabo Verde”.
Esta edição especial que, aconteceu no dia em que a BVC celebra 20 anos desde a sua criação, realizou-se no salão de banquetes da Assembleia Nacional e teve como tema “«O País Plataforma. As ligações à Europa. O mercado potencial da CEDEAO”.

 
Cabo Verde pretende tirar vantagens do seu posicionamento estratégico, especialmente no contexto africano, onde se propõe destacar pela capacidade de se erigir enquanto eficaz plataforma de serviços no atlântico médio, potenciando: o relacionamento comercial entre blocos económicos consolidados (Europa e América do Norte) e emergentes (América do Sul e África); o desenvolvimento de parcerias de investimento e o aprofundamento de complementaridades que, de outra forma, dificilmente seriam mobilizáveis em benefício, não somente dos agentes económicos diretamente interessados, mas, sobretudo, das populações envolvidas.

A construção da plataforma financeira passa pela criação de uma praça financeira, que constituirá uma componente essencial para o desenvolvimento dos Projetos, especialmente o desenvolvimento de Cabo Verde como um Centro Internacional de Negócios (CIN). A existência dessa praça determina um conjunto positivo de efeitos económicos, diretos, indiretos e induzidos, designadamente nos domínios do financiamento de empresas e projetos, da contribuição para a Balança de Pagamentos, da circulação de capitais, da internacionalização da economia cabo-verdiana, da afirmação da centralidade atlântica do país e da criação de emprego qualificado.
Espera-se que o mercado de capitais possa assumir como um dos pilares centrais na construção da plataforma financeira particularmente no capítulo da mobilização de poupança e investimentos, e as Bolsas de Valores revelaram como sendo instituições financeiras comprovadamente importantes no crescimento das economias nacionais.  
 
O Ato de abertura do evento foi presidido pelo ilustre Presidente da Assembleia Nacional, Eng. Jorge Santos e contou com a presença dos ilustres convidados, o Governador do Banco de Cabo Verde - Dr. João Serra, o Secretário de Estado para as Finanças – Dr. Gilberto Barros, o Diretor –Geral da Bourse Régionale des Valeurs Mobilières(BRVM) – Dr. Khassim Diop, o Administrador Executivo da Interbolsa, em representação da Euronext Lisbon – Dr. Rui de Matos, a Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa-  Prof. Dra. Maria Eugenia Mata,  a Direção Financeira e Administrativa da ASA,SA – Dr.ª Denise Almeida, em representação da empresa.
A audiência foi composta por instituições publicas e privadas; agências reguladoras, universidades, empresários, autoridades governamentais, entre outros.
 
O Fórum contou com o Alto Patrocínio do Governador do Banco de Cabo Verde.
O Ato de encerramento foi presidido pelo Primeiro-Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva.
« voltar

Achada de Santo António n.º 16 C.P. 115/A (+238) 260 30 30/31/32 (+238) 260 30 38 bvc@bvc.cv