Aspectos Gerais

Aspectos Gerais 

LOCALIZAÇÃO
Situado a 450 km da Costa Ocidental Africana, no meio do oceano atlântico, Cabo Verde beneficia de uma localização geográfica estratégica, entre os continentes Africano, Europeu e Americano.
O país é constituído por 10 ilhas, dos quais 9 habitadas, divididos em dois grupos:
  • Ao norte, as ilhas de Barlavento, encontram-se as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada e reserva natural), S. Nicolau, Sal e Boa Vista.
  • Ao Sul, as ilhas de sotavento, temos as ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava.
GEOGRAFIA
Cabo Verde tem uma área de 4.033 Km2, com relevo acidentado e de contrastes. Montanhas imponentes contrastam com planícies e praias de areias extensas e águas cálidas, e o verde da vegetação com o castanho de uma paisagem quase desértica.
A maioria das ilhas possui uma geografia montanhosa, marcada por abruptas falésias, criando cenários únicos como o vulcão do Fogo, a floresta de pinheiros de S. Antão, sendo exceção as ilhas de Sal, Boa Vista e Maio que são planas, com longas praias de areias brancas e água verde-esmeralda.
 
CLIMA
O clima de Cabo Verde é tropical seco, com uma temperatura média anual de 26 graus centígrados e a do mar com uma variação entre os 21 e 25 graus centígrados, sendo o sol uma constante durante todo o ano.
As estações do ano são fundamentalmente duas: a das chuvas e a da seca ou tempo das brisas.
A época de chuva vai de Julho a Outubro, sendo que as ilhas mais acidentadas como S. Antão, Santiago e Fogo, beneficiam de maior pluviosidade.
A estação mais seca vai de Dezembro a Junho. O oceano e os ventos alísios moderam a temperatura.
 
POPULAÇÃO
Segundo o último recenseamento geral da população e habitação (2010), a população Cabo Verdiana residente é de 491.875 habitantes, dos quais 50,5% correspondem ao sexo feminino e 49,5% ao masculino. A taxa de crescimento média anual entre p período 2000 – 2010 foi de 1,2%. A população cabo-verdiana é maioritariamente jovem, sendo 31,6% com idade compreendida entre os 0 e 14 anos, 61,9% entre os 15 e os 64 anos e 6,4% com idade superior a 65 anos.
Existe uma distribuição assimétrica da população no território nacional, onde a ilha de Santiago acolhe mais de metade da população residente em Cabo Verde, seguindo a ilha de S. Vicente, S. Antão e Fogo, as ilhas mais populosas perfazendo esse conjunto um total de 87,7% da população total dos residentes em Cabo Verde.
A língua nacional é o Crioulo e a oficial o Português.
 
SISTEMA POLÍTICO
Ex-colônia portuguesa, durante o período de 1460 a 1975, altura em que alcançou a sua independência a 5 de Julho tendo, em Janeiro de 1991 institucionalizado o sistema multipartidário. Organiza-se em Estado de direito democrático assente nos princípios da soberania popular, no pluralismo de expressão e de organização política democrática e no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais, com eleições livres por sufrágio direto e universal para a Presidência da República, para o Órgão Legislativo (a Assembleia Nacional) e Autarquias. Encontra-se organizado em três níveis de poder: o poder Legislativo, o poder Executivo e o poder Judicial.





« voltar

Achada de Santo António n.º 16 C.P. 115/A (+238) 260 30 30/31/32 (+238) 260 30 38 bvc@bvc.cv